Transformando seu notebook em um videogame parte 2: emuladores

Na parte 1 desta série especial, foi passada uma série de dicas e acessórios para jogar com o notebook e ainda aproveitar controles de vide...

Na parte 1 desta série especial, foi passada uma série de dicas e acessórios para jogar com o notebook e ainda aproveitar controles de videogames nele. Nesta, você encontra sugestões de programas para rodar os jogos dos videogames que marcaram o passado.

O lendário Atari dando o ar de sua graça com detalhes feitos em MADEIRA!


Ao perceber que esta segunda parte se tornaria grande demais, decidi que seria mais oportuno continuar dividindo o assunto. Nesta parte 2, é descrito o conceito de emulador, ROM e imagem - bem como alguns programas para rodar jogos de consoles de fitas como Atari, Nintendo (NES) e Master System.

Com a parte 3, você descobrirá algumas ferramentas para rodar jogos do portátil Game BoySuper Nintendo, MegaDrive e Nintendo 64. Na parte 4, o assunto segue com programas para rodar jogos de videogames que funcionavam com CDs ou DVDs; como NeoGeo, Playstation 1 (PS1) e Playstation 2(PS2).

O que é emulador?

O emulador é um programa feito para "imitar" algo. Existem diversos tipos de emuladores: alguns capazes de simular computadores inteiros, outros capazes de simular smartphones e vários destinados a trazer à vida os grandes videogames do passado - estes sim são os meus preferidos.

Para utilizar o emulador, é necessário possuir também um arquivo com o jogo que se deseja jogar. Normalmente para videogames antigos como Atari, Nintendo (NES), Master System, Super Nintendo (SNES), e Mega Drive - basicamente os que usavam fitas (nossa, como me sinto velho pensando nessa palavra!) - os arquivos que trazem os jogos são normalmente chamados de ROM.

Aaaa que saudades deste Super Nintendo! Só de pensar que ele foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso de Super Mario 


Se o objetivo é curtir videogames mais recentes (mas nem tanto) como Playstation, Playstation 2, Sega Saturn e etc - o arquivo que traz o jogo costuma receber o nome de "imagem". Isso porque os arquivos que armazenam os dados de CDs e DVDs inteiros recebem este nome.

O pulo do gato

A estas alturas você já percebeu que para "jogar um videogame antigo com o notebook" você precisará baixar um programa emulador e também um arquivo com o jogo, a ROM. Infelizmente só posso indicar o endereço onde encontrar os emuladores, pois as ROMs de certa forma não são legais (no sentindo de lei mesmo - claro que são legais pra caramba!). 

Existe uma longa discussão sobre isso, pois certamente não podemos mais adquirir com facilidade tanto os videogames quanto os jogos. Então, ao menos teoricamente, não estamos deixando de comprar algo ou simplesmente pirateando jogos ao utilizar as ROMs.

Enfim: para encontrar as ROMs, basta buscar: ROM + nome do videogame + nome do jogo que deseja.

Antes de fazer isso: Por favor! instale um bom antivírus em seu notebook ou PC! Além disso, tome sempre muito cuidado por onde navega e em que clica ou instala. De preferência, use um notebook velho e em que você não acessa bancos e coisas importantes.

Obs: um passarinho me contou que em sites de torrent existem pacotes completos de ROMs para este e outros consoles que já vem com os programas necessários para rodá-los.

Os emuladores

Atari

Se você quer realmente como eram os jogos na época em que começaram a se popularizar e a inspiração dos jogos que curte hoje em dia em seu telefone, tablet, videogame ou computador - comece por esta lenda.

Para rodar jogos de Atari você pode usar o mais famoso emulador, Stella. No site da ferramenta, basta baixar o arquivo Stella-4.6.1-win32.exe (ou número equivalente), instalar e caçar algumas ROMs. 

Stella rodando o famoso River Raid - título traduzido livremente por mim como "grande desgraça difícil pra caramba"

Nintendo (NES)

Na época, a pessoa tinha que ser muito rica para ter um desses... Depois surgiram as cópias nacionalizadas e mais baratas, como a da Gradiente (que eu joguei, hehe)


Para descobrir ou relembrar o berço de personagens como Super Mario, Donkey Kong e Zelda - o grande console Nintendo (conhecido popularmente como NES) é o caminho. Para rodar tranquilo os jogos do NES, a escolha da vez é o emulador FCEUX.

As Tarugas Ninjas, mais um clássico do NES

Além de rodar os jogos, esta ferramenta versátil permite também hackear a memória das ROMs, bem como visualizar as imagens presentes no jogo. Para baixar, basta seguir para o site da ferramenta e escolher o arquivo "FCEUX 2.2.2 win32 Binary" ou superior.

Master System

Este videogame foi responsável por trazer grandes clássicos como Sonic e Alex Kid à vida, com certeza um enorme sucesso de vendas no Brasil no começo da década de 90. Outra curiosidade é que o Master System trouxe uma das primeiras inciativas de traduzir jogos para o português.


Ai que saudades deste Master... Se não me engano ele veio com Alex Kid na memória e uma fita do California Games


Se você é um pouco mais velho, certamente se lembrará das propagandas de jogos da Turma da Mônica e Chapolin. Infelizmente essa iniciativa surgiu apenas quando o console já estava desaparecendo. Os jogos eram versões com imagens modificadas de outros jogos mais famosos, mas nem por isso deixavam de encantar a criançada da época.


Devo admitir que não joguei esta aventura, mas fiquei com vontade ao escrever este texto!


Para relembrar ou conhecer os jogos do Master System, a ferramenta mais recomendada é o famoso KegaFusion. Além de rodar os jogos do Master, ele também é capaz de rodar os jogos do Mega Drive, como veremos a seguir. Para obtê-lo, acesse o site que disponibiliza o seu instalador (Kega Fusion v3.64 ou superior).

Obrigado pela visita e não deixe de continuar acompanhando o seu, o nosso, o super Notibuque.com: o site certo, escrito errado. Se você não viu a parte 1 deste guia, não deixe de visitá-la; lá você encontrará dicas de equipamentos e gambiarras para melhorar a jogatina.

Aaaa, antes que eu me esqueça: caso esteja pesquisando um notebook para comprar e deseja uma ajudinha para escolher, basta comentar esta matéria com o que precisa, o preço desejado e os modelos que gostou. Para facilitar, você pode usar o formulário que existe neste post velho.

COMMENTS

BLOGGER: 1

Nome

Curiosidades,7,Dicas,30,Humor,2,Jogos,8,Notebooks,33,Notícias,8,Por que Notibuque?,1,Programas,8,
ltr
item
Notibuque.com - Tudo para o seu Notebook: Transformando seu notebook em um videogame parte 2: emuladores
Transformando seu notebook em um videogame parte 2: emuladores
http://4.bp.blogspot.com/-WvdywqjZSKs/VV6LKOdPasI/AAAAAAAADvw/j60NjVvOGwE/s640/Atari-2600-Wood-4Sw-Set.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-WvdywqjZSKs/VV6LKOdPasI/AAAAAAAADvw/j60NjVvOGwE/s72-c/Atari-2600-Wood-4Sw-Set.jpg
Notibuque.com - Tudo para o seu Notebook
https://www.notibuque.com/2015/05/transformando-seu-notebook-em-um.html
https://www.notibuque.com/
https://www.notibuque.com/
https://www.notibuque.com/2015/05/transformando-seu-notebook-em-um.html
true
5844255900036070992
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts TODOS Confira! Responder Cancelar Resposta Apagar Por Home Páginas Artigos TODOS Recomendados LABEL ARCHIVE Buscar Todos os artigos Não encontramos um artigo com esta descrição Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 weeks semanas Leitores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content