Todos os carregadores (fontes) de notebooks, netbooks e ultrabooks trazem uma série de informações impressas. Mas afinal, o que significa ...
Todos os carregadores (fontes) de notebooks, netbooks e ultrabooks trazem uma série de informações impressas. Mas afinal, o que significa cada uma delas? O que você precisa saber na hora de comprar um carregador novo para não ser enganado pelo vendedor? Em que tipo de tomada posso colocá-lo sem explodir o aparelho? Descubra tudo isso logo abaixo!
Clique na imagem para ampliar |
Desculpe pela foto tremida, mas capturar estas letras miúdas é uma guerra... Observe os seguintes dados (obtidos na fonte do notebook HP G42-371BR):
- 90 W - Potência nominal da fonte, representa o quanto ela é capaz de fornecer em energia para a máquina. O desenho engraçado ao lado (à esquerda), representa o esquema de pinagem da fonte. Através dele um técnico, por exemplo, consegue ver os pólos negativo e positivo;
- Input (entrada-tomada): 100-240v - indica que a fonte pode ser ligada tanto em 110 quanto em 220 volts, bem como em algumas variações destas voltagens (100-240). A "cobrinha" indica que ela liga em corrente alternada (tomada). 50-60Hz indica a faixa de oscilação da energia, frequência. Preocupe-se com esta última caso viaje para o exterior.
- Output (saída-conector): 19V - voltagem que a fonte fornece para o notebook. "Linha reta acima de tracejada" - indica que a fonte fornece corrente contínua para o circuito. "4.74A" indica a corrente (ou amperagem) da energia passada para o notebook.
Curiosidade: se a potência (no exemplo, 90W) não estiver em destaque podemos obtê-la com aquela fórmula da física Voltagem x Corrente . Usando os dados de Output: 19V x 4.74A = 90,06W.
Então, na hora de comprar um novo carregador (oficial ou não) você deve observar: Tipo do conector, voltagem de saída (V) e corrente de saída(A) (consequentemente a potência em W).
Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Não esqueça de comentar logo abaixo! (não precisa fazer cadastro no site).
Muito boa a sua iniciativa em a judar os leigos, eu estou na Bolivia estou com o carregador toshiba que não é dá mesma marca do not q é Wn cc no carregador diz:o model.P´-1650-02 INPUT100-120v - 1.6A 50-60Hz output 19v___--- 3.42A 65W vc crer q vou ter problema. Pode enviar por email a resposta por favor domildis4550@yahoo.com
ResponderExcluirAtt.domilson
Parabens pela materia. Estou com um netbook positivo que precisa receber 19v e 1,58a. Tenho um fonte de um notebook hp que serve direitinho nele. A saida tb eh 19v mas a amperagem sobe um pouco, tipo 3,5a. Algum problema terei em ligar a fonte a esse netbook???
ResponderExcluirAte hj soh identificava amperavam para calcular os disjuntores eletricos. Em equiptos eletronicos nunca precisei.
Obrigado pela ajuda
Obs: se puder enviar para zirmao@gmail.com
Hum, é melhor não arriscar. Pois a amperagem maior pode acabar queimando a placa mãe. Pode até parecer pouca a diferença, mas quando usamos a forma Voltagem * Corrente - [19v x 1,58a = 30,02 Watts] (netbook) e [19v x 3,5a = 66,5 Watts] (note hp) percebemos que a potencia é o dobro.
ExcluirAconselho você a buscar a fonte oficial do netbook ou então uma genérica e ajustável junto a área de comercio de eletrônica de sua cidade.
A amperagem sempre pode ser maior que a exigida pelo equipamento, pois esta informa o máximo que ele pode fornecer a ele. No caso sempre ser maior que 1,58a, e quando se trata de potência é o mesmo procedimento, fornece até 30,02 Watts!
Excluir"informa o máximo que *ela "
ExcluirMuito boa a matéria, mas ainda fiquei com uma dúvida. O que significa aquele simbolo com o número 10 e umas setas redondas em volta?
ResponderExcluirObrigada pelo post ! Estava com grandes dúvidas mas agora , estou tranquila.
ResponderExcluirObrigada pelo post ! Estava com grandes dúvidas mas agora , estou tranquila.
ResponderExcluirMuito obrigada, rodei o google e essa foi a melhor explicação. estou bem mais confiante no meu projeto.
ResponderExcluir