Já conhece o Chromebook? O notebook do Google que roda inteiramente na nuvem... Veja a matéria especial!

Muito foi falado sobre ele no ano passado (2011), mas o assunto acabou esfriando, pelo menos aqui no Brasil. Lá fora os consumidores já pode...

Muito foi falado sobre ele no ano passado (2011), mas o assunto acabou esfriando, pelo menos aqui no Brasil. Lá fora os consumidores já podem até mesmo comprar e provar o conceito de usar programas inteiramente nas nuvens. Bonito isso né? Confira abaixo as especificações dos modelos de Chromebooks disponíveis e mais curiosidades sobre esta proposta de notebook do Google.





O que é hospedagem na Nuvem (Cloud Computing)?

As empresas usam este termo de computação na nuvem, para se referir a serviços e funcionalidades oferecidos pela Internet e hospedados em grandes conjuntos de computadores. Também caracteriza a tecnologia o fato de não saber ao certo em quais computadores o sistema está rodando e, que, é possível usar mais máquinas conforme a demanda aumenta, sem ter que desconectar nada.

E onde o notebook do Google entra nessa?

Já que tudo que você vai usar (jogos, programas e recursos) estarão hospedados na nuvem de servidores do Google. Os Chromebooks (nome herdado do navegador Google Chrome), trazem apenas alguns Gigas de HD. Isso mesmo, já que não terá nada nele, basta 16 GB de HD e 2 GB de memória para você fazer as tarefas do dia a dia.

Pode parecer um pouco radical, mas pense bem... o Google já tem quase tudo mesmo: e-mail, pacote de escritório (Google Docs) e por ai vai. E o que ele não tem, outras empresas já tem!

Um dos únicos contratempos de adotar uma solução como esta, é ficar dependente de uma conexão com a Internet. Sem ela, você não usa nada!

Os modelos de Chromebook




Chromebook Samsung
Tela: 12,1 polegadas
Cor: Preto
Processador: Intel Atom N570 dual-core 1.66 GHz CPU (usado em netbooks)
Memória: 2 GB
Placa de vídeo Intel GMA HD (Bem fraquinha, para trabalho mesmo)
Disco: 16 GB SSD - mais rápido que HDs tradicionais
Gravador de DVD: Não
Peso: 1,38 KG
Duração estimada da bateria: 6 célular, duração de 8,5 horas
Conectores: micro VGA (com adaptador VGA), 2 portas USB 2.0, Leitor de cartões 4 em 1
Modem 3G embutido
Preço previsto: a partir de 349 dólares (R$641,00 pela cotação de 15/04/2012). Sem previsão para chegar ao Brasil








Chromebook Acer
Tela: 11,6 polegadas
Cor: Preto
Processador: Intel Atom N570 dual-core 1.66 GHz CPU (usado em netbooks)
Memória: 2 GB
Placa de vídeo Intel GMA HD (Bem fraquinha, para trabalho mesmo)
Disco: 16 GB SSD - mais rápido que HDs tradicionais
Gravador de DVD: Não
Peso: 1,45 KG
Duração estimada da bateria: duração de 6 horas
Conectores: HDMI, 2 portas USB 2.0, Leitor de cartões 4 em 1
Modem 3G embutido
Preço previsto: a partir de 299 dólares (R$549,00 pela cotação de 15/04/2012). Sem previsão para chegar ao Brasil



Opinião do Notibuque.com

A ideia de programas e serviços na nuvem é, com certeza, uma das mais inovadoras. Mas, pelo menos para nós brasileiros, está a anos luz de distância. Principalmente pela péssima qualidade das redes 3G das operadoras de celulares (não importa a operadora).

A ausência de um HD potente (disco rígido) em ambas as máquinas e a falta de um chip gráfico, impedem que você possa desfrutar de jogos um pouco mais pesados. Só rodara os serviços online mesmo... A memória de ambas também não chega a suprir os aplicativos online cada vez mais famintos, como jogos de Orkut, Facebook e os novos recursos de sites mais poderosos.

Por enquanto, compensa mais comprar os netbooks convencionais, com Windows (os Chromebooks possem Linux adaptados pelo Google) e um bom espaço no HD. Além de que o preço deles (com o monte de impostos brasileiros) fica quase igual. Por volta de 900 reais. Veja a opinião do Notibuque sobre o netbook ASUS Eee PC 1215B (melhor compra para nós, por enquanto). 

Vídeo de apresentação do Chromebook




No vídeo, uma apresentação rápida do Chromebook da Samsung

Continue ligado no Notibuque.com para acompanhar as novidades e curiosidades destes portáteis. Caso haja uma boa procura, no futuro poderemos ensinar a criar seu próprio Chromebook, só que com um notebook ou netbook convencional (instalando o Chrome OS). 


Deixe seu comentário sobre esta novidade! Gostou? Acha que a moda pega? E nós brasileiros?

COMMENTS

Nome

Curiosidades,7,Dicas,30,Humor,2,Jogos,8,Notebooks,33,Notícias,8,Por que Notibuque?,1,Programas,8,
ltr
item
Notibuque.com - Tudo para o seu Notebook: Já conhece o Chromebook? O notebook do Google que roda inteiramente na nuvem... Veja a matéria especial!
Já conhece o Chromebook? O notebook do Google que roda inteiramente na nuvem... Veja a matéria especial!
http://4.bp.blogspot.com/-WXBiCC5urYU/T4n26k9FUpI/AAAAAAAAAeY/7HMvp_RgB9Q/s640/chromebook+notibuque+com.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-WXBiCC5urYU/T4n26k9FUpI/AAAAAAAAAeY/7HMvp_RgB9Q/s72-c/chromebook+notibuque+com.jpg
Notibuque.com - Tudo para o seu Notebook
https://www.notibuque.com/2012/04/ja-conhece-o-chromebook-o-notebook-do.html
https://www.notibuque.com/
https://www.notibuque.com/
https://www.notibuque.com/2012/04/ja-conhece-o-chromebook-o-notebook-do.html
true
5844255900036070992
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts TODOS Confira! Responder Cancelar Resposta Apagar Por Home Páginas Artigos TODOS Recomendados LABEL ARCHIVE Buscar Todos os artigos Não encontramos um artigo com esta descrição Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 weeks semanas Leitores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content