Entendendo o carregador do notebook, também conhecido como fonte de notebook

Todos os carregadores (fontes) de notebooks, netbooks e ultrabooks trazem uma série de informações impressas. Mas afinal, o que significa ...


Todos os carregadores (fontes) de notebooks, netbooks e ultrabooks trazem uma série de informações impressas. Mas afinal, o que significa cada uma delas? O que você precisa saber na hora de comprar um carregador novo para não ser enganado pelo vendedor? Em que tipo de tomada posso colocá-lo sem explodir o aparelho? Descubra tudo isso logo abaixo!

Clique na imagem para ampliar


Desculpe pela foto tremida, mas capturar estas letras miúdas é uma guerra... Observe os seguintes dados (obtidos na fonte do notebook HP G42-371BR):
  • 90 W - Potência nominal da fonte, representa o quanto ela é capaz de fornecer em energia para a máquina. O desenho engraçado ao lado (à esquerda), representa o esquema de pinagem da fonte. Através dele um técnico, por exemplo, consegue ver os pólos negativo e positivo;
  • Input (entrada-tomada)100-240v - indica que a fonte pode ser ligada tanto em 110 quanto em 220 volts, bem como em algumas variações destas voltagens (100-240). A "cobrinha" indica que ela liga em corrente alternada (tomada). 50-60Hz indica a faixa de oscilação da energia, frequência. Preocupe-se com esta última caso viaje para o exterior.
  • Output (saída-conector)19V - voltagem que a fonte fornece para o notebook. "Linha reta acima de tracejada" - indica que a fonte fornece corrente contínua para o circuito. "4.74A" indica a corrente (ou amperagem) da energia passada para o notebook.
Curiosidade: se a potência (no exemplo, 90W) não estiver em destaque podemos obtê-la com aquela fórmula da física Voltagem Corrente . Usando os dados de Output: 19V x 4.74A = 90,06W.  

Então, na hora de comprar um novo carregador (oficial ou não) você deve observar: Tipo do conector, voltagem de saída (V) e corrente de saída(A) (consequentemente a potência em W).

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Não esqueça de comentar logo abaixo! (não precisa fazer cadastro no site).


COMMENTS

BLOGGER: 9
  1. Muito boa a sua iniciativa em a judar os leigos, eu estou na Bolivia estou com o carregador toshiba que não é dá mesma marca do not q é Wn cc no carregador diz:o model.P´-1650-02 INPUT100-120v - 1.6A 50-60Hz output 19v___--- 3.42A 65W vc crer q vou ter problema. Pode enviar por email a resposta por favor domildis4550@yahoo.com
    Att.domilson

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela materia. Estou com um netbook positivo que precisa receber 19v e 1,58a. Tenho um fonte de um notebook hp que serve direitinho nele. A saida tb eh 19v mas a amperagem sobe um pouco, tipo 3,5a. Algum problema terei em ligar a fonte a esse netbook???

    Ate hj soh identificava amperavam para calcular os disjuntores eletricos. Em equiptos eletronicos nunca precisei.

    Obrigado pela ajuda

    Obs: se puder enviar para zirmao@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, é melhor não arriscar. Pois a amperagem maior pode acabar queimando a placa mãe. Pode até parecer pouca a diferença, mas quando usamos a forma Voltagem * Corrente - [19v x 1,58a = 30,02 Watts] (netbook) e [19v x 3,5a = 66,5 Watts] (note hp) percebemos que a potencia é o dobro.

      Aconselho você a buscar a fonte oficial do netbook ou então uma genérica e ajustável junto a área de comercio de eletrônica de sua cidade.

      Excluir
    2. A amperagem sempre pode ser maior que a exigida pelo equipamento, pois esta informa o máximo que ele pode fornecer a ele. No caso sempre ser maior que 1,58a, e quando se trata de potência é o mesmo procedimento, fornece até 30,02 Watts!

      Excluir
  3. Muito boa a matéria, mas ainda fiquei com uma dúvida. O que significa aquele simbolo com o número 10 e umas setas redondas em volta?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo post ! Estava com grandes dúvidas mas agora , estou tranquila.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo post ! Estava com grandes dúvidas mas agora , estou tranquila.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, rodei o google e essa foi a melhor explicação. estou bem mais confiante no meu projeto.

    ResponderExcluir

Nome

Curiosidades,7,Dicas,30,Humor,2,Jogos,8,Notebooks,33,Notícias,8,Por que Notibuque?,1,Programas,8,
ltr
item
Notibuque.com - Tudo para o seu Notebook: Entendendo o carregador do notebook, também conhecido como fonte de notebook
Entendendo o carregador do notebook, também conhecido como fonte de notebook
http://2.bp.blogspot.com/-6XGQtDyG3DI/T50_sDyR7XI/AAAAAAAAAmU/GXBM4usjLdU/s320/20120429_100641.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-6XGQtDyG3DI/T50_sDyR7XI/AAAAAAAAAmU/GXBM4usjLdU/s72-c/20120429_100641.jpg
Notibuque.com - Tudo para o seu Notebook
https://www.notibuque.com/2012/04/entendendo-o-carregador-do-notebook.html
https://www.notibuque.com/
https://www.notibuque.com/
https://www.notibuque.com/2012/04/entendendo-o-carregador-do-notebook.html
true
5844255900036070992
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts TODOS Confira! Responder Cancelar Resposta Apagar Por Home Páginas Artigos TODOS Recomendados LABEL ARCHIVE Buscar Todos os artigos Não encontramos um artigo com esta descrição Back Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 weeks semanas Leitores Siga THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content